10 ideias de decoração de quarto de bebê com baixo custo fácil de fazer
Decorar um quarto de bebê sem gastar muito pode ser uma tarefa desafiadora, mas também encantadora, e se você souber como aproveitar bem algumas dicas e recursos, o trabalho será ao mesmo tempo econômico.
Com um pouco de criatividade é possível criar um quarto de bebê bonito e funcional sem gastar muito. Mas tudo vai depender de certo esforço, além de contar com a ajuda do papai para conseguir materias.
Aproveitando estas ideias econômicas de decoração você poderá criar um ambiente acolhedor e encantador para o seu pequeno, gastando o mínimo de dinheiro possível.
Aproveitar coisas que você já tem em casa será um bom começo: recicle móveis antigos e explore projetos tipo "faça você mesmo" que vão adicionar um toque pessoal ao espaço do seu bebê.
Assim, para ajudar as mães e pais nesta missão, preparamos este artigo com dicas econômicas para decoração de quartos infantis:
10 dicas para decorar o quarto de bebê gastando pouco
Uma das primeiras dicas para economizar na decoração de um quarto de criança é pensar em móveis multifuncionais, aqueles modulados que agregam o berço com a cômoda.
Lembrando que é possível gastar bem menos do que optar por comprar cada peça separada. Existem diversas marcas no mercado com bons preços, alguns até com um espaço para troca de fraudas.
Como decorar o quarto de bebê gastando pouco
- Faça pinturas de meia parede
Faça você mesmo a pintura das paredes, pinte a metade inferior de uma parede de uma cor diferente da outra metade superior.
Comprando as tintas em uma loja especializada elas vão custar bem mais baratas, para preparar a parede, além de lixas, compre alguns pinceis e rolos de pintura.
Você vai precisar usarse também uma fita adesiva para delimitar a linha onde as duas cores se encontram e pinte cada metade separadamente.
Para aprender a preparar e aplicar as tintas existem muitos vídeos explicativos e na internet. Este tipo de pintura vai criar um efeito visual interessante e pode fazer o espaço parecer mais alto.
- Desenhe formas geométricas
Use diferente cores de tinta para criar alguns padrões geométricos, como triângulos, losangos, quadrados ou linhas diagonais,eles podem inclusive serem sobrepostos, isto vai criar um efeito modernista.
Para desenhar as formas, utilize uma réua grande e a fita adesiva para delimitar as formas, pintando dentro dos limites. Lembre-se de combinar cores contrastantes com o fundo, ou complementares para um visual vibrante.
Você pode ainda criar listras de largura uniforme alternando as cores. Listras horizontais podem fazer o quarto parecer mais largo, enquanto listras verticais podem fazê-lo parecer mais alto.
-
Crie murais temáticos
Crie um mural que conte alguma história ou represente um tema específico, como apresentamos neste outro nosso artigo, como selva, espaço, oceanos ou contos de fadas.
Desenhe primeiro o esboço do mural na parede com lápis e pinte com pinceis, usando a tinta acrílica. Se necessário, use estênceis para detalhes mais precisos.
Use uma tinta escura para pintar um quadro negro, isto vai criar uma superfície onde as crianças possam rabiscar e desenhar com giz.
-
Murais de arvore ou flores
Pinte uma grande árvore ou um ramo com flores na parede. Isso pode criar um ponto focal bonito e natural no quarto.
Para fazer, desenhe a árvore ou flores usando um lápis e pinte os detalhes com pincéis finos para um efeito detalhado.
-
Use pintura com textura
Adicione texturas às paredes usando técnicas como esponjado, arrastado ou uso de rolos texturizados, veja alguns vídeos explicativos que vão ensinar você a fazer usando uma base de massa corrida.
De uma forma simples, para fazer uma textura, basta aplicar a tinta ou base de massa acrílica com uma esponja ou rolo texturizado próprio para criar este efeitos. Isso pode adicionar profundidade e um visual único ao quarto.
-
Use carimbos recortados em espuma
Use carimbos em espuma para criar padrões repetitivos, eles são fáceis de confeccionar, faça-os recortados em espuma. Carimbos podem ser feitos também de outros materiais desde que sejam absorventes.
Faça modelos como estrelas ou flores de ao menos dois tamanhos, dependendo do tema escolhido, que possam ser repetidos em sua decoração.
Para usar é bem fácil: basta molhar os formatos nas tintas, drenar o excesso e pressionar contra a parede, repetindo o processo para criar um padrão contínuo.
Dicas para pintura do quarto
- Limpeza das paredes: certifique-se de que as paredes estejam limpas e se puder use uma lixa para corrigir imperfeições antes de começar a pintar.
- Materiais de pintura: Use um "primer" ou tinta de fundo se for necessário, caso tenha que cobrir a pintura antiga e tinta de boa qualidade adequada para paredes internas.
- Compre pincéis diversos: de pelo menos dois tamanhos para acabamento, rolos de pintura e de textura, e fita adesiva, essenciais para uma boa pintura e acabamento.
- Lembre-se de protejer o chão: além de móveis que não puder remover do local, com lonas ou plásticos para evitar respingos e manchas de tinta.
-
Móveis com preço baixo para decorar quarto de bebê
Use móveis reformados: A ideia de transformar móveis antigos trará uma grande economia na decoração, opte ainda pela compra demóveis usados em brechós, sempre custam metade do preço.
Se tiver móveis que possam ser reaproveitados, como cômodas, camas, armários, etc., você poderá estiliza-los , com uma nova camada de tinta ou troque os puxadores antigos por mais modernos ou divertidos.
Transforme caixas de plástico: entre as ideias de decoração barata para quarto estão caixas usadas em supermercados comumente descartadas, tranforme-as em organizadores para brinquedos, fraldas e roupas.
Você pode ainda pintar as caixas com tinta spray nas cores que combinem com seu tema . Monte várias caixas umas sobre as outras como uma estante, ou fixe-as na paredes como prateleiras.
-
Iluminação criativa para quarto de bebê com baixo custo
A iluminação é um fator importante na decoração de um quarto de recém nascido, contribuindo não só para a estética, mas também para a funcionalidade do ambiente
Além disso, a iluminação também desempenha um papel importante na criação de um espaço aconchegante e seguro, sesencial para o conforto visual da criança e dos pais durante a noite.
Abajures não são difíceis de fazer e não custam caro, escolha abajures com luz suave e regulável para ajustar a intensidade conforme necessário.
Use também luminárias com temas infantis, como animais ou contos de fadas, planetas, etc., no teto do quarto do bebê, eles ajudam a acalmar e entreter o bebê na hora de dormir.
Implementando essas ideias e dicas de decoração de baixo custo, você poderá criar um ambiente acolhedor, seguro e visualmente agradável para o seu bebê, utilizando móveis materias reaproveitados.
Lembrando sempre que escolher um tema para o quarto do bebê pode ajudar na criatividade, além de ser uma forma divertida de criar um espaço acolhedor para seu neném.